Oi, pessoal. Recentemente assisti a um TED maravilhoso com David Kelley, professor da Universidade de Stanford. O título “How to build your creative Confidence” (Como construir sua confiança criativa, em tradução livre), de cara ganhou minha atenção. Pesquisando depois sobre ele, encontrei que David, designer de formação e que tem 73 anos, se dedica ao longo da carreira a ajudar as pessoas a ganharem confiança em suas habilidades criativas.

Um dos pontos do TED é quando ele explica que a criatividade não é um domínio apenas para uns poucos escolhidos. Ao longo da palestra (disponível neste link https://tinyurl.com/palestraDavid), ele dá alguns conselhos gerais para aflorar essa criatividade que já existe em nós. David tem ainda um livro, “Creative Confidence: Unleashing the Creative Potential Within Us All” (Liberando o potencial criativo dentro de todos nós, sem tradução no Brasil).

Para David, a confiança criativa é como um músculo, que pode ser fortalecida e nutrida por meio do esforço e da experiência. Em um dos trechos do livro, ele explica que a combinação de pensamento e ação definem a confiança criativa, a capacidade de apresentar novas ideias e a coragem de experimentá-las. E, escreve David, a melhor maneira de ganhar confiança na sua capacidade criativa é por meio da ação e com um passo de cada vez, ou seja, através da experiência de uma série de pequenos sucessos.

Na viagem que fizemos para Taiwan, vimos inúmeros exemplos de motéis com fachadas, suítes e experiências criativas. O setor moteleiro no Brasil não deve nada a nenhum dos principais players do trade de hospedagem global. Investimos em inovação, tecnologia, customer experience, arquitetura, gastronomia, sempre visando uma jornada sensorialmente única e incrível para nossos hóspedes. Tenho visto muitos moteleiros e moteleiras com essa confiança criativa lá em cima, cheios de energia para inovar ainda mais.

Recentemente inauguramos uma nova operação com uma nova marca da LHG, o Andar de cima Suítes, e posso afirmar que é um projeto fruto do poder da confiança criativa, muito inovador e inédito, diferente de tudo que já se viu no mercado moteleiro. Em breve vamos compartilhar mais informações e os bastidores dessa operação no instagram @lhg.hospitalidade.

Acredito muito que a base da criatividade é a curiosidade. Curiosidade em aprender coisas novas, em questionar os padrões, em se desafiar a pensar e agir de forma diferente do que todos pensam. Encerro essa mensagem com as perguntas: quando você escuta a palavra criatividade, o que vem à mente? Como você define a criatividade? Em que momento acha que perdeu essa qualidade? Ou nunca treinou? O livro do David Kelley pode oferecer respostas para ajudar você a resgatar essa qualidade. Convido você a ler e depois me contar o que achou quando nos cruzarmos nos eventos da ABMotéis. Até a próxima!

Felipe Martinez é presidente da ABMotéis