CEO da TMX Energia Solar, Hiury Gutemberg explica quais são os principais benefícios para os motéis investirem em um sistema de energia solar

Um dos palestrantes presentes no estande da ABMotéis durante a Equipotel 2023, Hiury Gutemberg conversou com o público moteleiro sobre eficiência energética para o setor de hospitalidade e gestão de custos. CEO da TMX Energia Solar, Hiury recebeu nossa reportagem durante a feira para um bate-papo sobre energia solar e setor moteleiro. Confira abaixo!

O uso de energia solar no setor de hospitalidade já é realidade?

O setor de hospitalidade se movimenta forma ainda modesta no uso da energia solar em seus negócios. Isso sendo um setor que nos próximos cinco a 10 anos passará por uma transformação importante. As frotas de veículos sofrerão uma transformação: se estima que, em 2025, 20 milhões da frota de veículos de carros que rodam no Brasil serão híbridos ou elétricos. Até 2030, se prevê que metade de nossa frota de carros será híbrida ou elétrica. Então o setor vai passar por uma transformação importante e ele terá que fazer essa movimentação para gerar sua própria energia, já que o consumo médio do quarto tende a dobrar após a migração da frota para a energia elétrica.

Em sua palestra em nosso estande, você disse que é mais fácil investir em energia solar do que comprar um carro no Brasil. Por que?

Ao financiar um carro no Brasil, você adquire um bem e o insere no orçamento. Ao financiar um sistema de geração de energia solar, você tem um consumo que já está dentro do seu orçamento. No caso da empresa, ela estará trocando uma conta de consumo de energia elétrica por uma conta de investimento sem mexer no fluxo de caixa. O empresário não estará adicionando mais uma despesa, mas adquirindo um investimento que trará economia, sem falar nas taxas, mais baratas do que as oferecidas no financiamento de um carro.

Quais os benefícios de o moteleiro investir em energia solar?

Destaco dois como principais. Um deles é o investimento em um ativo que se pagará rapidamente e que o empresário deixará de pagar por essa energia gerada pela concessionária, se apropriando de todo o valor como lucro líquido para o caixa da sua empresa. Outro benefício, sabendo que hoje a energia elétrica é um dos três maiores gastos nas contas do motel, é que o próprio motel passa a ser gerador e gestor de sua própria energia, sem aumento de tarifas e reajuste de bandeiras. Outro benefício que posso citar é que investir em energia limpa contribui para uma matriz energética mais verde e traz valor à marca.

É um investimento acessível?

Muito! Hoje o sistema de geração de energia solar pode ser adquirido por quem não tem condição de fazer o investimento à vista de uma maneira em que o empresário troca literalmente o valor que paga de energia para a concessionária pelo valor do investimento no sistema. Como ele basicamente zera a conta de energia elétrica dentro do prazo de pagamento, não sofrerá cada aumento que essa energia terá e continuará pagando uma parcela fixa durante os anos de financiamento. Existem linhas de financiamento como as oferecidas pela TMX ao setor de hospitalidade, que financiam o sistema em até 120 meses.

Em quanto tempo o empresário pode ver seu investimento dando retorno?

O prazo de retorno depende de várias coisas: do tamanho da usina a ser instalada e de quantas parcelas o empresário escolher, mas os prazos podem variar entre cinco a 10 anos. Lembrando que as usinas solares têm uma vida útil de no mínimo 25 anos e que os benefícios em investir em economia de uma usina solar superam os investimentos em Certificados de Créditos Bancários (CDBs).

Acesse a edição completa do ABMotéis News.