Muitas vezes, pela correria do dia a dia, deixamos de verificar fatores importantes que determinam a saúde financeira da nossa empresa e contribuem para o sucesso do nosso empreendimento, inclusive quando o assunto é o setor moteleiro.

Analisar a rentabilidade do seu motel é fundamental para o crescimento econômico do seu negócio. Mas você sabe quais métricas devem ser analisadas?

Pensando nisso, separamos alguns indicadores que devem ser levados em consideração na hora de fazer essa análise. Confira abaixo!

Faturamento

Um dos primeiros passos para analisar a saúde do seu motel é analisar o crescimento do faturamento. Esse faturamento nada mais é do que o resultado da soma das vendas realizadas em um determinado período. Geralmente esse crescimento é medido uma vez a cada mês e de ano em ano.

Neste aspecto, vale ressaltar que o aumento no faturamento de uma empresa nem sempre é sinal de saúde financeira, mas, sim, de um simples crescimento de contas e funcionários, por isso, analisar esses dados é importante para perceber quando esses números podem de fato apresentar um retorno realmente significativo.

Esse aprimoramento em manter uma estrutura organizacional focada no controle financeiro vem com a consciência dos administradores, sócios e gestores do negócio. Invista em cursos de gestão!

Ticket médio

Calcular o ticket médio em uma empresa é uma tarefa muito importante para entender o seu funcionamento. Nos motéis, ele é calculado dividindo-se o faturamento do motel pelo número de ocupações em um dado período.

Estabeleça uma meta de crescimento no seu ticket médio para ser analisado da mesma forma que o faturamento do motel.

Vendas de consumo

Oferecer produtos de qualidade dentro dos quartos é fundamental para contribuir com o crescimento econômico do seu motel. Esse tipo de venda representa cerca de 20 a 30% do faturamento em alguns motéis. Por esta razão, explorar essa oportunidade ajuda a agregar valor ao seu motel e, consequentemente, aumenta as vendas de consumo.

Esse “extra”, auxilia no aumento do ticket médio e no faturamento do seu motel. Uma dica valiosa é ter esses produtos dentro da suíte, já que os produtos expostos tendem a vender mais do que os que estão somente no cardápio. Não esqueça de analisar esses números posteriormente para entender como esse tipo de ação contribuiu na renda final do seu motel.

Número de hospedagem

A hospedagem representa cerca de 80 a 90% do faturamento do motel, sendo um indicador essencial para o sucesso do seu estabelecimento. Para calcular esse total, você deve somar todas as locações válidas, ou seja, as suítes que geraram valor de cobrança.

Com esses dados é possível analisar os pontos fortes do seu motel e quais pontos você pode melhorar, sempre levando em consideração a saúde financeira do seu negócio.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog, sempre trazemos novidades e dicas sobre como melhorar a gestão do seu motel. Nos siga também nas redes sociais!