A ABMotéis (Associação Brasileira de Motéis) esclarece que, diferentemente do publicado na reportagem “Segredos que os motéis guardam a 7 chaves para você não saber”, os motéis de todo o país têm um processo de atendimento de alta qualidade, seguindo os mesmos moldes oferecidos no setor hoteleiro. 

Em 2018, realizamos um estudo de mercado, desenvolvido pela Hello Research, em parceria com o Guia de Motéis. Neste, constatou-se que cerca de 80% do público do motel está em um relacionamento estável, seja namoro, noivado ou casamento. Ainda segundo o levantamento, apenas 5% do público utilizou os motéis para relacionamentos extraconjugais.

1 – Fique longe das piscinas

As piscinas dos motéis são seguras, já que recebem exatamente o mesmo tratamento de piscinas de clubes, hotéis, SPAs, academias e condomínios. Vale ressaltar que água de piscina não se troca, mas sim se trata, esse é o procedimento padrão, não somente nos motéis, mas em todos esses estabelecimentos citados.

A água recebe tratamento com cloro, conforme determinação da legislação específica e os filtros ficam ligados 24 horas todos os dias. Alguns motéis utilizam sistemas modernos de tratamento com ozônio ou sais naturais. Outro ponto de destaque é que, no caso dos motéis, a rotatividade na piscina é bem menor, se comparado com outros locais, que têm as suas piscinas utilizadas por um grande número de banhistas.

2 – A banheira é cheia de germes

As banheiras são sempre higienizadas e esterilizadas em dois processos. A primeira etapa é a higienização da tubulação com um produto a base de cloro, já no outro processo é feito a esterilização de toda a superfície da banheira, utilizando os mesmos padrões empregados nas hidros de hotéis, pousadas, academias e SPAs. Utilizando os produtos adequados esses equipamentos ficam limpos e esterilizados em qualquer ramo de atividade que eles sejam utilizados, inclusive nos motéis.

3 – A privacidade não é 100%

O motel é um ambiente 100% privativo que prima pela privacidade dos hóspedes. Contudo, assim como  acontece em hotéis, cada vez mais é comum que o cliente faça a reserva antecipada e para isso, ele fornece os seus dados pessoais. Essa prática, reforça o que mostra o estudo desenvolvido pela Associação, que o maior público do motel está em um relacionamento estável.  

Atualmente, diversos motéis possuem redes sociais e os hóspedes interagem fazendo check-in, marcando os canais de comunicação oficial dos motéis e seus parceiros nas publicações.

4 – Nem sempre a roupa de cama é trocada

Os enxovais são trocados a cada hospedagem! Esses recebem lavagens nas mesmas lavanderias terceirizadas, que fazem a higienização para outros meios de hospedagem. Ao colocarem os enxovais limpos na cama, o colchão também passa por um processo de higienização com produtos específicos.

A ABMotéis promove cursos de  Governança para que todos os motéis tenham o treinamento adequado e para que realizem os rígidos padrões de higiene com excelência.

5 – Evite os edredons

Assim como os enxovais, os edredons passam pelo mesmo processo rígido de higienização. Todo enxoval utilizado é retirado após o período de estadia e enviado para a lavanderia.

6 – A higienização não é total

Assim como outros locais públicos, se não forem bem higienizados, podem apresentar perigos de contaminação através de equipamentos, tais como: controles remotos de hotéis e pousadas, cadeiras, equipamentos de academias e de praia.

Sendo assim, a ABMotéis se coloca à disposição para esclarecer e colaborar com os conteúdos produzidos, de modo a torná-los mais assertivos e compatíveis com a realidade atual do segmento.