O marketing de indicação é uma ferramenta fundamental quando o assunto é aumentar o número dos seus clientes, isso porque, o marketing “boca a boca” continua sendo um dos mais funcionais.

A indicação de outro hóspede gera credibilidade e confiança, fazendo com que seus potenciais clientes acreditem no seu serviço antes mesmo de consumi-lo.

Colocar essa ação em prática pode ser fácil e natural, para isso você vai precisar oferecer aos seus clientes um atendimento de qualidade focado na satisfação. Assim, as chances de um cliente satisfeito indicar a sua empresa para o seu ciclo social aumentam consideravelmente.

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Como o marketing de relacionamento funciona

Nesse tipo de estratégia, é como se o seu cliente assumisse um papel de promotor da sua marca, falando sobre a boa experiência para seu ciclo social. Em alguns casos eles podem usar até mesmo as redes sociais para falar da boa experiência (o que nos dias de hoje é ainda mais benéfico para seu empreendimento).

Mas, para colocar as ferramentas do marketing de relacionamento em prática, é necessário seguir algumas regrinhas básicas, confira:

1- Defina as regras para as indicações

As indicações podem ocorrer de forma orgânica, mas seu motel pode também oferecer benefícios para esses clientes promotores. Defina no seu planejamento de marketing as condições para a possível campanha para evitar possíveis transtornos no processo de indicação.

Um exemplo que pode ser utilizado, é a criação de um ranking de clientes que mais indicam o seu negócio, oferecendo a eles premiações diferenciadas ao longo dos meses.

2- Estabeleça recompensas

As recompensas são o principal incentivo para uma indicação. Esse benefício pode ser atrativo tanto para quem indica, quanto para o indicado. Analise as necessidades dos seus consumidores e estabeleça qual o melhor tipo de recompensa. Pode ser um desconto, acréscimo de horas, um prato especial, use sua criatividade aliada às necessidades!

3- Analise os seus resultados

Como em qualquer outra campanha ou estratégia de marketing, analisar os resultados é fundamental para o sucesso da ação. Os dados podem identificar os pontos positivos e negativos do seu negócio, facilitando a tomada de decisão.

Com isso, é possível fazer os ajustes necessários para otimizar seus resultados e alcançar os objetivos estabelecidos com mais facilidade.

O Marketing de Indicação não aumenta só o número dos seus clientes, mas também ajuda a fidelizá-los, uma vez que eles se sentem valorizados pela sua contribuição. É um excelente investimento!

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