Com ampla experiência na área de recursos humanos e departamento pessoal, Jaime Tenório atua na Contábil Navarro, escritório de contabilidade que presta serviços para a ABMotéis e para dezenas de motéis. Um dos especialistas à frente do Workshop de RH e ADM, realizado no dia 26 de junho na sede da ABMotéis, na capital paulista, Jaime explica, na entrevista a seguir, que muitos motéis ainda carecem de profissionais capacitados em gestão de pessoas, o que compromete o cumprimento das exigências legais e expõe os negócios a riscos trabalhistas e multas. “A ausência de alguém com conhecimento básico sobre rotinas do departamento pessoal pode parecer um detalhe, mas compromete toda a estrutura legal da operação”, alerta. Confira!
O que os motéis precisam entender sobre o departamento pessoal?
O departamento pessoal é fundamental para a gestão eficiente dos colaboradores. Ele garante o cumprimento das obrigações legais e contribui diretamente para um ambiente de trabalho mais organizado, respeitoso e funcional. Além de processar admissões, demissões e folhas de pagamento, essa área também sustenta o bom relacionamento entre empresa e empregados, algo essencial em um setor com operação ininterrupta e alta demanda de atendimento, como é o caso dos motéis.
Aliás, departamento pessoal e recursos humanos são a mesma coisa?
São áreas distintas, embora muitas vezes confundidas. O departamento pessoal é mais técnico e operacional, lidando com processos burocráticos e cumprimento das obrigações legais, como registro de funcionários, elaboração da folha de pagamento, encargos sociais, entre outros. Já o setor de recursos humanos é estratégico e voltado para o desenvolvimento humano. Atua na seleção de pessoal, treinamentos, gestão do clima organizacional, engajamento e valorização do time. Ambos são importantes e, quando trabalham de forma integrada, trazem melhores resultados para o motel.
Quais os principais desafios do departamento pessoal com a legislação trabalhista no setor de motéis?
A legislação trabalhista brasileira ainda é muito antiga e, em muitos aspectos, desalinhada com as dinâmicas atuais do mercado de trabalho. Mesmo com algumas atualizações promovidas pela reforma de 2017, ainda é desafiador e, muitas vezes, oneroso para os motéis cumprirem integralmente as exigências da CLT. Isso se agrava no caso da motelaria, que opera com turnos ininterruptos e demanda uma gestão diferenciada da jornada de trabalho. A rigidez de algumas regras dificulta a adaptação às necessidades do setor, gerando insegurança jurídica e aumentando o risco de autuações.
Quais erros comuns tornam os motéis vulneráveis a multas e autuações?
A maioria dos motéis atualmente terceiriza os serviços do departamento pessoal. E, dentre os que não terceirizam, muitos não possuem um colaborador habilitado com conhecimentos básicos em gestão de empregados em sua operação. A falta de um colaborador que acompanhe de perto essas rotinas pode levar ao descumprimento de normas legais, por desconhecimento ou falhas de comunicação. Isso pode gerar autuações e custos desnecessários, além de dificultar a gestão do dia a dia.
No caso dos motéis que terceirizam, quais cuidados o moteleiro deve ter?
Terceirizar a gestão do departamento pessoal é uma estratégia eficiente e com bom custo-benefício, mas é preciso cautela. É fundamental que o moteleiro escolha uma empresa especializada e confiável, pois essa é uma área altamente dinâmica, com constantes atualizações na legislação, como novas leis, decretos e instruções normativas. Os profissionais que atuam no departamento pessoal precisam estar bem preparados, atualizados e contar com uma estrutura interna que garanta a conformidade legal e a agilidade nos processos.