Em um setor tão competitivo quanto o moteleiro, a experiência do hóspede é o diferencial que pode determinar o sucesso do negócio. E um dos aspectos mais cruciais dessa experiência é a limpeza e higienização do ambiente. Qualquer desconfiança com relação estes dois aspectos, mesmo que mínima, pode fazer uma pessoa desistir de se hospedar no seu motel.

Mas pode ser ainda pior: o cliente pode postar, de dentro da própria suíte, fotos e avaliações nada positivas do motel em sites e aplicativos de redes sociais. Avaliações negativas no Google sobre higiene e limpeza das suítes são terríveis e destroem facilmente a imagem do motel.

Treinamento constante

É preciso garantir ao hóspede uma experiência agradável e segura e, para isso, é necessário desenvolver novos protocolos de higiene e limpeza, rever processos e ser mais criterioso com o treinamento e a execução dos serviços pela equipe. Atualmente os conceitos, produtos e métodos aplicados de higienização e limpeza nos motéis devem ser similares aos que vemos na hotelaria hospitalar.

Adote, em seu motel, produtos que realmente limpam e desinfetam o ambiente, utilizando produtos de limpeza profissional para cada etapa dos serviços. E isso somente pode ser possível com a constância do treinamento/capacitação da equipe, para que todos compreendam a importância da higiene e estejam preparados para manter os padrões de excelência que o hóspede merece, além de isso ser importante para fortalecer sua marca no mercado.

A nova motelaria exige profissionalismo. Não importa o tamanho do motel. Não há mais espaço para amadorismo!

Antônio Carlos Morilha é diretor do Núcleo Educacional da ABMotéis