Tudo começou inesperadamente. Eu fazia um estágio em informática quando, sem aviso prévio, meu pai me convidou em 2018 para ajudar a administrar o Motel Kalu, da nossa família. Afinal, novos motéis concorrentes tinham chegado na região onde estamos – o motel fica em Ubá, Minas Gerais – e uma cabeça mais jovem tem maior abertura para se conectar com novas ideias e insights.
Aceitei o convite do meu pai, mas, honestamente, eu não sabia nada sobre esse setor. Na época, eu tinha 16 anos e nunca tinha pensado em administrar o motel da família. Eu projetava uma carreira de designer porque sempre fui apaixonado por tecnologia, mas a vida acabou me levando para a motelaria. Convite aceito, fui descobrindo com o tempo como as coisas funcionavam dentro de um motel.
Assim, passei a estudar sobre motelaria, marketing, hospitalidade e gestão. Conheci pessoas no caminho que foram fundamentais na minha formação sobre motelaria e hospitalidade e uma delas foi o Vinícius Roveda (diretor da ABMotéis e CEO da rede Drops Motéis). Fizemos uma consultoria com ele, que abriu nossos olhos sobre como os motéis deveriam funcionar. Ele me ajudou muito a entender o real objetivo do Kalú e a quebrar os tabus que a sociedade tinha “colocado” na minha e na cabeça das pessoas.
Foi a partir daí que entendi o propósito do Motel Kalú e tudo mudou desde então. Nesse ponto já tínhamos uma equipe estruturada, mas faltava fortalecer a área de marketing, um fator determinante para nosso setor. Eu tocava esta área, mas não sentia retorno. Então, conheci outra pessoa determinante em minha jornada, a Kakau, que ajudou a criar um marketing forte e alinhado ao propósito do Kalú.
Minha visita ao estande da ABMotéis, na Equipotel 2022, me colocou em contato com empresários que se tornaram, para mim, grandes referências. E estarei na Equipotel 2023 com toda a certeza! Este ano, tive a felicidade de ser homenageado durante o Fato Empresarial 2023, evento promovido pelo Grupo Fato, que homenageia lideranças empresariais da cidade de Ubá e região. Fui o empresário mais jovem a ser condecorado na edição deste ano e foi a primeira vez em toda as edições do prêmio que um moteleiro foi homenageado.
O meu propósito no Motel Kalú é unir os casais e tornar possível a experiência mais incrível. Cometi inúmeros erros desde que embarquei nessa trajetória moteleira. Corrigindo estes erros, hoje sou um empresário melhor. Agradeço ao meu pai que, lá em 2018, confiou seu negócio a mim. Tenho muito para evoluir como moteleiro e, por isso, permaneço buscando cada vez mais conhecimento e procurando implementar as melhores práticas e inovações no Motel Kalú.
Roberto Perezini administra o Motel Kalu localizado em Ubá (MG)