O uso de influencers tem sido uma estratégia cada vez mais comum no marketing de diversos segmentos, incluindo o setor hoteleiro. E não é diferente no caso dos motéis. Em cidades menores, como Santa Maria, (RS), o uso de influencers pode ser uma forma efetiva de quebrar tabus e humanizar o processo de hospedagem em motéis.
No Motel Itapuã, nosso primeiro contato com influencers foi uma ação em alusão ao Dia das Mulheres em que convidamos algumas pessoas, entre elas influencers. A partir desse evento, percebemos os benefícios e oportunidades que ações com influencers poderia ter para a marca do nosso motel.
Temos utilizado a estratégia de marketing com influenciadores para se aproximar do público e mostrar como funciona o motel de uma forma mais pessoal e identificável. Os influencers trazem consigo suas personalidades únicas, o que contribui para solidificar a imagem de nossa marca. Com essa abordagem, temos conseguido nos comunicar com diferentes públicos e compartilhar conteúdos que os interessam.
Além disso, a humanização de nossa marca nas redes sociais tem contribuído para que o Itapuã deixe de ser visto como um simples espaço com uma cama, mas sim como um ambiente vivo e cheio de personalidade. Os influencers entraram dentro da nossa estratégia de branding junto com nossas outras ações de comunicação e relações públicas. E estas ações em conjunto tornaram a marca Itapuã única e próxima das pessoas, gerando interesse até em quem nunca pensou em ir ao motel.
Assim, para o motel que deseja usar influencers em suas ações, compartilho três insights:
- Tenha clareza sobre o propósito do seu motel. No Itapuã, por exemplo, temos utilizado diferentes tipos de influenciadores para atingir determinado público como, por exemplo, cantores para divulgar nossa marca durante as noites e criadores de conteúdo nichados para relacionar, mostrar nossos serviços e educar clientes.
- Também trabalhamos com influenciadores locais, que são pessoas que não têm grande presença nas redes sociais, mas são influentes em sua comunidade. Isso cria relacionamentos e presença em eventos importantes e relevantes para o Itapuã.
- É fundamental ainda lembrar que influenciadores não são apenas digitais. Ter essa perspectiva pode ser um ponto de inflexão na comunicação e no sucesso do negócio. Mas não se trata apenas de uma estratégia comercial. O uso de influencers também pode ajudar a mostrar os propósitos da sua marca e o trabalho social que o setor moteleiro realiza como um todo.
É importante considerar o uso de influencers nas estratégias de marketing do seu motel, especialmente em nosso setor que ainda sofre com estereótipos e preconceitos. Por meio de ações corretas e do uso de influenciadores adequados, é possível humanizar e desmistificar a experiência de hospedagem em motéis e conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.
Andressa Luiza Heck é diretora geral do Motel Itapuã, em Santa Maria (RS).