No primeiro momento, o marketing pode parecer uma despesa, já que existe um gasto por trás de cada estratégia. Entretanto, investir em marketing resulta em retorno financeiro, seja ele de curto, médio ou longo prazo, tornando-se, assim, um investimento rentável.

O marketing é investimento! É por meio dele que será feita a divulgação, busca e atração de clientes, possibilitando um posicionamento estratégico em seu negócio.

As ações de marketing, se bem planejadas e executadas com eficiência, são um investimento que garante vendas e novos clientes/hóspedes. Para isso, o planejamento é essencial para a execução das estratégias de maneira correta, e um profissional da área pode auxiliar nesse ponto.

O que é preciso para investir em marketing no meu motel?

A primeira etapa é sempre o planejamento. O marketing não é só publicidade e propaganda, ele deve ser utilizado para entender as necessidades e desejos do público-alvo, auxiliar na criação e entrega de serviços e produtos que possam satisfazê-lo e, sobretudo, ajudar a definir, medir e quantificar a dimensão do mercado e o lucro em potencial.

Para isso, é necessário investir em ferramentas que podem ser aplicadas nas mais variadas necessidades do negócio. As ferramentas mais conhecidas são:

Comunicação – Envolve todo o material produzido como divulgação. Gastos com propaganda em rádios, televisão e internet, bem como a produção de folders, redes sociais e até mesmo pesquisa de mercado;

Vendas – Aqui entra, além da venda em si, o treinamento da equipe do motel, gerentes, recepcionistas, camareiras, entre outros. Todas as atividades que envolvem essa área podem ser consideradas como ferramenta de marketing.

Administração – Salário, benefícios e treinamento dos funcionários dessa área, material de consumo e equipamentos (móveis, eletrônicos e softwares), viagens e deslocamento, também de enquadram em ferramentas de marketing.

Quando devo investir em marketing?

A resposta é: sempre!

Mas existe uma conta que torna a tomada de decisão mais fácil. Divida o valor de investimento mensal em marketing por 30 e faça uma comparação com seu ticket médio, com isso é simples avaliar quantos clientes diários este valor investido está atraindo para seu negócio e se ele é viável.

Mas, para facilitar ainda mais, invista em uma agência de marketing especializada que irá trazer clientes de qualidade para seu motel, viabilizando este investimento.

Lembre-se que sem investir em marketing, você não fideliza nem atrai novos clientes!

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