Com o avanço da tecnologia e o aumento do uso das plataformas digitais, tornou-se necessária a criação de leis para regulamentar o uso de dados e informações por parte das empresas em todo o mundo.

No Brasil, a legislação é a Lei Geral de Proteção de Dados, conhecida pela sigla LGPD. Essa lei entrou em vigor em 2020, e regulamenta a coleta, o uso e a análise de dados pessoais que são utilizados pelas empresas.

Com isso, muitos negócios tiveram que se adaptar, inclusive os motéis. Para saber qual o impacto da LGPD no setor moteleiro e como se adaptar, continue a leitura!

Dados de atenção

Os motéis lidam diariamente com diversos dados importantes, como fornecedores, contas do estabelecimento, entre outros. Para que o motel possa respeitar essa lei, que de certa maneira é recente, é preciso entender quais são os dados regulamentados pela LGPD.

A lei atinge informações pessoais de pessoas físicas, ou seja, seus clientes e colaboradores. Entretanto, apesar de não incluir os outros dados, todos devem ser tratados com o mesmo grau de importância, garantindo a segurança da informação no seu estabelecimento.

Transparência e autorização

Em todos os negócios, a transparência em relação ao uso dos dados pessoais é uma exigência legal. Informe sempre seu cliente quais dados seu motel tem disponível sobre ele e o motivo, fazendo isso, além de passar segurança para seu hóspede, sua empresa respeitará as normas.

Outro ponto fundamental é a autorização. É necessário pedir autorização das pessoas na hora de coletar os seus dados pessoais. Isso porque, diversas vezes, os clientes forneciam dados sem saber para que eram usados e, até mesmo, que tipo de informação era coletada e onde seria armazenada.

Com a LGPD, além de deixar isso claro para o cliente, é necessário, ainda, que ele autorize efetivamente a coleta.

Como o motel pode se adequar a lei?

Para se adequar a lei, crie um processo de registro de clientes e possíveis clientes para o seu motel, ou revise os processos existentes. Inclua uma etapa onde você explica o porquê da coleta de dados e peça a autorização.

Além disso, informe ao cliente que ele pode solicitar que sua empresa apague os dados sempre que houver necessidade, deixando-o livre para tomar essa decisão. Faça as mudanças necessárias para cuidar dos dados dos seus clientes!

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