A edição do Chef’s no Motel 2023 acontecerá durante o mês inteiro de maio e motéis de diferentes regiões já garantiram a inscrição para participar do maior evento gastronômico do setor moteleiro!

Hoje cada vez mais os motéis têm investido em uma gastronomia diferenciada para oferecer uma experiência completa aos hóspedes e sair na frente da concorrência. Está na dúvida em como começar a organizar um bom cardápio?

As dicas a seguir ajudarão você a criar uma experiência gastronômica incrível para os seus hóspedes. As dicas são da nutricionista e consultora de alimentos Camila Moreira, que já prestou consultoria para inúmeros motéis.

Gastronomia no setor é uma realidade
Hoje alguns motéis do país já oferecem pratos sofisticados e até assinados por chefs renomados. Nesta era em que tudo é instagramável e que a reputação online é importante para qualquer negócio, criar pratos visualmente incríveis pode trazer uma visibilidade muito positiva dos clientes em suas redes sociais.

Menu e identidade do motel
O cardápio precisa estar adequado à imagem do motel. Não faz sentido oferecer receitas parisienses quando a identidade do motel está voltada para um estilo mais regional ou o contrário. Os alimentos fornecidos precisam estar alinhados com a imagem que o motel deseja transmitir aos seus clientes.

Confira algumas curiosidades sobre motéis ao redor do mundo

Adeque o cardápio a sua clientela
Reforçando o item anterior, é necessário oferecer propostas gastronômicas que estejam de acordo como consumo alimentar dos hóspedes. E nisso deve residir a base da criação de todos os cardápios.

Cuidado com as combinações dos alimentos
Muitas vezes, o moteleiro quer incluir muitos ingredientes especiais no mesmo cardápio com a finalidade de valorizá-lo, mas acaba pecando pelo excesso. A simplicidade e a sofisticação caminham lado a lado no desenvolvimento de um bom menu.

Apoio de um profissional
O apoio de um profissional qualificado, que entenda da área, é fundamental para que os alimentos estejam de acordo com a identidade do motel e, ao mesmo tempo, ofereçam uma experiência gastronômica inesquecível aos hóspedes.

TikTok e motelaria: vale a pena seu motel estar nessa rede social?

Momento para mudanças no cardápio
É importante fazer uma avaliação do cardápio todos os anos para estabelecer as mudanças necessárias e que estejam de acordo com a evolução das técnicas culinárias mais recentes.

Comece mudando os processos
O ideal é começar mudando os processos. Não precisa investir alto em tecnologias para isso. Trabalhe com novas receitas e técnicas gastronômicas e, conforme isso for intensificando a venda do cardápio, você pode investir em novos equipamentos, como uma embaladora a vácuo, por exemplo.

Não subestime o poder da boa gastronomia
Quando o moteleiro entende que pode dobrar o seu faturamento investindo em um cardápio adequado e, assim, segurar o cliente por mais tempo, além de
vender a comida que ele iria consumir em outro local, a gastronomia passa a ter alta relevância para o cliente naquele lugar e ele certamente irá querer voltar.

Gostou das dicas? Compartilhe o conteúdo com seus gerentes e colaboradores e aproveite para adquirir o curso online de “Governança para Motéis”, da ABMotéis, que oferece treinamento com as melhores práticas do mercado. Associados ganham 70% de desconto na compra do curso. Até a próxima!