Os motéis surgiram em 1925, nos Estados Unidos. Seu nome representa a junção das palavras “motor” e “hotel”, simbolizando o surgimento de um novo conceito em hotelaria. Os motéis representavam um nicho de mercado único com um futuro bastante promissor.
A ideia do motel nasceu da necessidade de atender os motoristas que viajavam pelas estradas dos EUA e necessitavam de um local confortável, seguro e de fácil acesso para descansar.
Foi assim que o conceito de hospedagem proporcional às horas, comum em motéis, atraiu os consumidores que não precisavam de uma diária completa.
O surgimento dos motéis no Brasil
No Brasil, o primeiro motel surgiu em 1968, em Itaquaquecetuba – São Paulo, num cenário de ditadura. Com a repressão da época, as hospedagens de curta permanência estavam proibidas, por isso, o motel funcionava sob a fachada de um clube.
Com o passar dos anos, os motéis começaram a ser reconhecidos como um ambiente de acolhimento, segurança e conforto e hoje são sinônimo de entretenimento, lazer e bem-estar.
Curiosidades sobre os motéis ao redor do mundo
Atualmente, as suítes dos motéis se destacam pelo design marcante, muito além de um local para passar apenas algumas horas, e o motel tornou-se uma opção de entretenimento aos hóspedes que incluem gastronomia, espaço para entretenimento e, claro, para curtir a dois os momentos especiais.
Festas são dadas nas suítes, amigas marcam de passar uma tarde juntas, ou mesmo um refúgio para uma pessoa só. Entendendo essa nova necessidade, muitas empresas passaram a investir em estética, gastronomia e outras necessidades, com o intuito de proporcionar aos clientes uma experiência única e inesquecível, principalmente no Brasil.
Mas você sabe como são os motéis ao redor do mundo? Separamos três deles para ilustrar de maneira curiosa as principais diferenças. Acompanhe:
Japão – Os motéis no Japão possuem decorações delicadas com itens de entretenimento, como: karaokê, mini estúdio e videogame. Tudo para que a experiência seja completa. Os chamados ‘love hotels’ fazem parte da cultura e do mercado japonês e cresceram exponencialmente ao longo dos últimos anos;
EUA – Nos Estados Unidos a maioria dos motéis ainda seguem a premissa de quando foram idealizados, um local para os aventureiros de estrada pararem para descansar. Geralmente eles estão localizados na beira de uma estrada, com estacionamento para motos e carros, além de fácil acesso às rodovias;
Alemanha – Não existem motéis na Alemanha. A hospedagem por horas não chegou ainda ao território alemão, entretanto existe uma rede de hotel, chamada “Motel One”, conhecida por oferecer ótimas tarifas, wi-fi grátis, localização excelente, um bom café da manhã e ainda um toque de design. Uma ótima opção para quem procura qualidade e preço acessível, mas ainda sem o benefício de pagar pelo período utilizado.
O que você achou sobre essas curiosidades? Para continuar recebendo esse e outros tipos de conteúdo do segmento, acompanhe a ABMotéis nas redes sociais! Instagram – Facebook