O que significa auditar um motel? Por onde se começa uma auditoria? Isso trará mais receita? Auditar é uma palavra que, a princípio, ainda soa estranha. A figura do auditor ainda soa como a daquele profissional que chega em uma empresa com um olhar sério, apontando unilateralmente tudo o que vê de errado. Mas essa é uma visão totalmente desconectada do propósito de uma auditoria.
Auditoria é mostrar uma visão holística da empresa. É facilitar o florescer das habilidades das equipes. É trazer as inovações para perto dos administradores/gestores e levar as atualizações que precisam ocorrer. Uma auditoria ajuda, ainda, a reduzir o custo e valorizar o motel enquanto marca.
No setor moteleiro, uma auditoria passa não apenas por melhorar as entregas das suítes (da higiene à manutenção) e do treinamento das equipes, mas também por implementar ferramentas e indicadores para modernizar a gestão.
Auditar é sair da zona de conforto
Costumo dizer para gestores de motéis que um dos propósitos de uma auditoria é sair da zona de conforto. É mostrar os pontos que precisam de melhorias e que, em alguns casos, são até evidentes e muitos não conseguem enxergar.
Mas, quando aponto para os moteleiros onde estão os pontos para aperfeiçoar dentro do motel, como no atendimento e principalmente na valorização dos colaboradores, muitos gestores refletem: como não notei isso antes?
O motel sai da zona de conforto quando seu gestor entende que precisa melhorar seus processos operacionais e que deve trabalhar ativamente para melhorar também a experiência do cliente. Tirar o negócio da zona de conforto ainda é um desafio e um dos trabalhos necessários durante uma auditoria.
União entre gestores e time
Independentemente do propósito estabelecido na auditoria, o time e o gestor precisam estar unidos. O foco principal é os colaboradores acreditarem que terão mudanças efetivas na prática.
Outro ponto importante é em relação à transferência de responsabilidade entre as áreas. É preciso atuar de forma objetiva para que fiquem claras as funções de cada cargo dentro do motel. Além disso, fazer com que o time siga as atividades, quando estiverem padronizadas, é outro desafio que considero importante.
Além disso, a definição das atividades de cada colaborador é importante. Cada um deve executar suas atividades de acordo com seu cargo. Não existe mais o colaborador faz-tudo: cada pessoa precisa se qualificar para suas atividades de acordo com as normas regulamentadoras.
O gestor precisa entender que não há opção para que seu negócio venha dar mais resultados, em médio e longo prazo, se não mexer em estruturas organizacionais arcaicas de gestão e atendimento. E, como escrevi lá no comecinho do texto, esse é o trabalho de um auditor.
