O atendimento é um dos pilares em qualquer tipo de negócio, inclusive nos motéis. O processo de atendimento do motel é o ponto chave de um serviço de qualidade, o centro da operação.

O primeiro contato do cliente é com quem está na recepção, seja por telefone, WhatsApp ou pessoalmente, e essa pessoa deve receber o treinamento adequado para esta função.

A padronização é necessária para garantir que o atendimento siga as normas corretas, fazendo com que o seu motel seja referência.

Tipos de atendimento e dicas de como melhorar cada um deles

Existem diversos tipos e formatos de atendimento dentro de um motel, entre os principais podemos citar o atendimento via telefone; direct das redes sociais; WhatsApp e o presencial.

Cada um deles possui uma maneira diferente de abordagem, por isso confira as dicas específicas:

Telefone – Atenda o cliente com alegria, sorria com a voz. O seu cliente está entrando em contato para se divertir, e isso deve começar na recepção do motel. Sempre diga o nome do estabelecimento, o departamento, seu nome e um cumprimento;

Redes Sociais – Fique atento ao direct das redes sociais, bem como comentários nos posts. Responda o mais rápido que conseguir e de maneira cordial, procure solucionar possíveis dúvidas ou reclamações do cliente e tenha atenção ao português;

WhatsApp – Da mesma maneira que os outros tipos de atendimento, o atendimento via WhatsApp deve ser feito de maneira rápida, cordial, resolutiva e com o português correto.

Como nas redes sociais, pode ser utilizada uma ferramenta de mensagem automática para organizar melhor o fluxo;

Presencialmente – É nessa hora que o cliente percebe todas as emoções. Procure manter o bom humor, ser solícito e tirar todas as possíveis dúvidas dos clientes. Cumprimente-o, fale de maneira pausada e correta.

Dica extra: Separe um funcionário apenas para o atendimento online/telefone. Isso facilita a vida do colaborador que precisa estar atento aos clientes presenciais, sem sobrecarregar a equipe.

Invista em treinamentos de atendimento para que os funcionários saibam como atender com a qualidade que seu motel merece!

Lembre-se: É no atendimento que começa a prestação de serviço e ela deve ser feita com qualidade!