No início de 2020, eu e minha esposa fomos fazer uma imersão presencial em São Paulo com o Felipe Martinez e o Leonardo Dib, da LHG. Nesse evento, ouvimos o Rodolfo Elsas, do Guia de Motéis, falar bastante sobre marketing digital, Google Analytics, Instagram etc. Quando voltei para o Espírito Santo, nosso estado, decidi aprender mais sobre esse mundo digital e as estratégias de marketing digital que poderíamos usar no Las Vegas Motel, que administramos juntos.

Assim, comprei cursos, mentorias, estudei muito e fiz muitos testes na prática. Desde então, intensificamos o ritmo das reformas das suítes, ajustamos processos e rotinas internas e passamos a entender o motel como uma opção de lazer que deve focar na experiência proporcionada ao seu cliente. O que mais passamos a escutar foi a seguinte frase: “Nossa, o Las Vegas nem parece motel, parece um hotel sofisticado que vende período fracionado”. Nosso faturamento aumentou, o giro de casais aumentou e hoje acreditamos mais do que nunca no segmento moteleiro.

A velha motelaria está definhando e o motel de hoje não pode ter a decoração, serviços e marketing do século passado. Mas, se alguns motéis ainda estão atrasados na arquitetura das suítes, o que dizer da maneira como fazem marketing? Quantos motéis você conhece que só fazem anúncio na rádio local ou naquele outdoor fixo? Quantos motéis você conhece que só possuem o Instagram e fazem posts orgânicos que não alcançam nem seus seguidores? Quantos motéis você conhece que têm uma parte do seu faturamento destinado ao marketing? Estamos engatinhando em termos de estratégias adotadas e temos um grande trabalho pela frente.

A visão pejorativa que muitos clientes ainda possuem do nosso nicho vem de feeds em redes sociais com piadas de duplo sentido, apelo à exposição do corpo feminino e fotos e vídeos amadores. A realidade é que temos um produto maravilhoso que muitos ainda não sabem vender. Assim, a embalagem não é condizente com o conteúdo. Vendas e percepção de valor têm mais relação com a maneira como você apresenta o seu produto do que com o produto em si.

O motel da nova motelaria não comporta mais essas práticas. Evitar tudo isso já vai trazer uma nova percepção de valor para seu posicionamento digital. Pesquisas recentes indicam que o brasileiro passa, em média, quatro dias inteiros por semana totalmente conectado e que a maioria procura empresas no Google antes de ligar para elas ou visitá-las. Ou seja, a atenção do nosso cliente está no online. Então, como nosso motel não estaria presente?

Marcus Noé é sócio do Las Vegas Motel (Espírito Santo) e diretor da MPM Marketing Para Motéis, agência de marketing especializada em motéis.