É fundamental termos uma cultura de feedback para os hóspedes do nosso setor. A partir disso, podemos aperfeiçoar nossos processos, suítes, atendimentos e a área de A&B, entre outras. O cliente, no fim, é aquele que realmente aprova ou reprova nossos produtos e serviços. Por isso, digo sempre para a minha equipe que um cliente que reclama é muito valioso.

Se ele reclama é porque gosta do motel. Já aquele que sai quieto, mesmo insatisfeito, representa uma perda. Sem ter uma cultura de feedback, nunca saberemos o que causou a insatisfação e providenciarmos uma solução.

Em nosso setor, podemos ouvir o hóspede utilizando estratégias simples. Uma é disponibilizar nas suítes um papel para críticas, sugestões e avaliações. Outra é disponibilizar um totem automatizado para este feedback. O motel pode disponibilizar ainda canais como, um endereço de e-mail ou um número de WhatsApp. São estratégias simples, mas que se mostram úteis.

É fato que muitos clientes não gostam de deixar sua opinião. Uma estratégia para estimular este feedback é premiá-lo em agradecimento a suas ideias e críticas construtivas. Cada motel pode pensar no prêmio que faz sentido para seu público-alvo e incentivar esta prática. Lembrem-se que o Google e sua ferramenta de avaliação é muito utilizada pelas pessoas na tomada de decisão ao escolherem um restaurante, motéis, hotéis ou até mesmo um dentista.

Portanto, todo dia é dia de melhorar ouvindo nossos clientes! Bora colocar a mão na massa e fazer do nosso motel o local perfeito para nossos hóspedes?

Carlos Genoud Neto é sócio do Ponto G Motel, em Campo Grande (MS)