Para começar a explicar a evolução do setor moteleiro no Brasil é preciso entender primeiro a sua origem.
De forma resumida, os motéis brasileiros podem ser definidos como um modelo misto, que mesclou os Love Hotels japoneses, que eram uma espécie de centro de lazer onde os hóspedes podiam, além de se hospedar, fazer outras atividades, como por exemplo o karaokê, (muito popular no país), e os motéis norte-americanos, que eram conhecidos pela hospedagem de curta duração a preço justo.
Entretanto, esse conceito de que o motel é destinado a encontros amorosos não é uma exclusividade brasileira, esse tipo de negócio pode ser encontrado em outros países como Argentina, Espanha, França, Portugal e Nova Zelândia, entre outros.
Aqui no Brasil, os motéis surgiram como locais para encontros amorosos na década de 1960, pois os hotéis não permitiam as estadias de curta permanência.
Segundo os historiadores, o primeiro empreendimento do gênero teria sido construído em 1968, em uma estrada do município de Itaquaquecetuba, em São Paulo, no início como um clube, já que na época era proibido locais de hospedagem de curta permanência.
Posteriormente, o local assumiu o nome de “Motel Playboy”. Depois, o conceito rapidamente se espalhou, e com muita pressão do setor moteleiro, a lei que proibia as estadias de curta permanência foi abolida.
De onde veio o nome motel
A origem do nome motel remonta aos EUA, em 1925, quando Arthur S. Heineman fundou o Milestone Mo-tel, na Califórnia. Esse empreendimento veio com o intuito de ser uma alternativa de pouso para motoristas que estavam cansados da longa viagem.
Como o público-alvo do estabelecimento eram pessoas que viajavam de carro, Heineman juntou os primeiros fonemas de “motor” (de carro) aos últimos de “hotel” para criar o nome do seu negócio, o Milestone Motel (atualmente Motel Inn). A designação acabou sendo adotada por outros estabelecimentos do gênero.
Quer saber mais sobre a evolução do setor moteleiro no Brasil? Continue acompanhando nossa série aqui no blog e descubra como aconteceu o crescimento do setor e quais os principais dados sobre o segmento.
Siga a ABMotéis também nas redes sociais!
Fontes:
“Os motéis no Brasil: Origem e Mercado”, Vinícius Strazzabosco Roveda
“A Origem Curiosa das Palavras”, de Márcio Bueno